Quais são os principais indicadores financeiros para empresas

Quais são os principais indicadores financeiros para empresas

Compartilhe nas redes!

Você conhece os principais indicadores financeiros para empresas e utiliza esse tipo de ferramenta para medir resultados, tomar decisões e acompanhar o desenvolvimento do seu negócio?

Se a sua resposta foi “Não”, saiba que é muito importante que você comece a adotar novas práticas para que a sua empresa cresça de forma saudável e o seu negócio consiga chegar cada vez mais longe.

Para ajudar e orientar você, neste conteúdo, a Orru Contabilidade e Gestão vai falar sobre a importância dos indicadores financeiros para empresas e listar os principais indicadores que você precisa monitorar. Vale a pena conferir!

O que são e qual é a importância dos indicadores financeiros para empresas?

Os indicadores financeiros são ferramentas que fornecem informações sobre diversos aspectos do desempenho financeiro de uma empresa.

Por mais que muitos acreditem que os indicadores estejam voltados apenas para grandes organizações, na prática, eles são importantes e devem ser utilizados por negócios de todos os portes.

Na sequência, nós vamos apresentar alguns itens que explicam de forma simples e objetiva a importância dos indicadores financeiros para as empresas. Confira!

  • Avaliação do desempenho: Os indicadores financeiros permitem que os empresários e gestores acompanhem de perto a evolução do volume de despesas e receitas, do fluxo de caixa e o resultado das empresas.

 

  • Tomada de decisões estratégicas: Baseando-se nos indicadores financeiros, os gestores podem tomar decisões estratégicas de forma segura e mais assertiva.

 

  • Análise de riscos: Os indicadores financeiros ajudam na avaliação dos riscos associados às operações da empresa, dentre eles, os riscos de liquidez e endividamento excessivo.

 

  • Monitoramento de metas e objetivos: Os indicadores financeiros são fundamentais para monitorar o progresso da organização em relação às metas e objetivos estabelecidos.

 

  • Eficiência operacional: Indicadores financeiros podem ajudar a identificar áreas onde melhorias precisam ser feitas para que melhores resultados possam ser alcançados.

 

  • Planejamento financeiro: As empresas também podem utilizar indicadores financeiros para montar planejamentos relacionados ao uso de recursos.

Não tenha dúvidas, independente do porte ou do tipo de atividade do seu negócio, a análise e o acompanhamento de indicadores é uma prática muito importante.

Principais indicadores financeiros para empresas

Neste tópico, nós vamos apresentar uma seleção de indicadores financeiros para empresas, e, além disso, explicar o funcionamento de cada um deles.

1.Ponto de equilíbrio

O indicador de ponto de equilíbrio indica o ponto exato onde o faturamento é suficiente para cobrir todos os custos e despesas do negócio, deixando a empresa no zero a zero, ou seja, sem lucro, e sem prejuízo.

A fórmula utilizada para calcular o ponto de equilíbrio é a seguinte:

Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual

2.Ticket médio

O ticket médio é um indicador que mede o valor médio das vendas que são realizadas pela empresa.

Este indicador pode ser utilizado na definição de estratégias para induzir clientes a comprar mais, elevando o valor do próprio ticket médio e, por consequência, o faturamento.

A fórmula utilizada para cálculo do ticket médio é a seguinte:

Ticket médio = faturamento total / número de vendas

3.Faturamento

Ao falar sobre os principais indicadores financeiros para empresas, não poderíamos deixar de comentar sobre o indicador de faturamento.

O indicador de faturamento é uma métrica que apresenta o volume total de vendas que uma empresa consegue gerar em determinado período de tempo.

Na prática, esse indicador pode refletir a eficácia da organização no que diz respeito a sua capacidade de gerar receitas, sendo um elemento fundamental para avaliar o desempenho e o crescimento do negócio ao longo do tempo.

4.Lucro líquido

Dentre os principais indicadores financeiros para empresas, também não poderíamos deixar de falar sobre o indicador de lucro líquido.

Na prática, de nada adianta um faturamento astronômico, se as despesas da empresa são gigantescas e não há lucro no final de cada ano ou mês.

Toda empresa saudável precisa lucrar e gerar retorno, seja para reinvestimentos no seu próprio crescimento ou para distribuição do lucro aos sócios.

A fórmula para cálculo do lucro líquido é a seguinte:

Lucro líquido = Receita total – Custos e despesas totais

5.Margem bruta

A margem bruta é um indicador financeiro que representa a diferença entre a receita total de uma empresa e o custo dos produtos ou serviços vendidos.

Em resumo, quanto maior a margem bruta, maior a eficiência na geração de retorno para a empresa, a partir das vendas. Esse é um indicador valioso para que os gestores consigam avaliar a rentabilidade do negócio e a eficácia na gestão dos custos diretos.

A fórmula utilizada para calcular a margem bruta é a seguinte:

Margem Bruta = (Lucro Bruto / Faturamento) * 100

6.Margem líquida

O indicador de margem líquida é semelhante ao de margem bruta, no entanto, não leva em consideração somente o custo dos produtos e serviços vendidos, mas também, todas as despesas fixas e variáveis da empresa no período em análise.

A fórmula utilizada para calcular a margem líquida é a seguinte:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100

7.Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)

O ROE (Return on Equity) ou Retorno sobre Patrimônio Líquido é um indicador que mede a eficiência das empresas em gerar receitas e retorno a partir dos valores que são investidos no negócio.

Em outras palavras, podemos dizer que quanto maior o ROE, maior a eficiência operacional da receita e a sua capacidade de “fazer dinheiro”.

O cálculo do indicador em questão normalmente é baseado em períodos de 12 meses, e a fórmula utilizada é a seguinte:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) * 100

Organize a gestão financeira da sua empresa e tenha acesso aos principais indicadores

Não tenha dúvidas, para chegar mais longe, você precisa monitorar indicadores e adotar práticas para melhorar a gestão financeira da sua empresa. A boa notícia, é que você pode contar com o suporte especializado da Orru Contabilidade e Gestão, para alcançar esse objetivo.

Conheça nossa solução em BPO financeiro e tenha acesso a serviços como:

  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de contas a receber;
  • Conciliação de movimentos bancários;
  • Geração de relatórios e indicadores;
  • Agendamento de pagamentos.

Para saber mais sobre os nossos serviços e melhorar os resultados da sua empresa, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como regularizar CNPJ inapto?

Como regularizar CNPJ inapto?

Diversas razões podem levar um CNPJ a ser declarado inapto pela Receita Federal, como a omissão de declarações fiscais, a falta de pagamento de tributos ou a não localização da empresa no endereço cadastrado. Por sua vez, um CNPJ declarado

Como abrir um consultório médico?

Como abrir um consultório médico?

Abrir um consultório médico é um passo significativo na carreira de muitos profissionais, afinal, essa é uma oportunidade de oferecer cuidados personalizados aos pacientes, além de construir uma atendimento com base em seus próprios valores e visão. Se você sonha

Valuation: como saber o valor real do seu negócio?

Valuation: como saber o valor real do seu negócio?

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, fazer o valuation do seu negócio não é apenas uma necessidade estratégica, mas uma ferramenta vital para a sobrevivência e crescimento da empresa. O processo de valuation, ou avaliação de empresas,

Back To Top