Criado na década de 1990, o Outubro Rosa é uma campanha mundial com objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância da prevenção do Câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil.
O câncer de mama é uma doença causada pelo desenvolvimento anormal das células mamária, multiplicando-as até formar um tumor maligno que ataca o tecido. Alguns podem se desenvolver rapidamente, da mesma forma que outros se desenvolvem lentamente.
É considerado o tipo mais grave de câncer e associado à altas taxas de mortalidade feminina, no entanto, se for detectado na fase inicial, a chance de cura é maior.
Estima-se que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
Índice
Sintomas
O sintoma mais comum é o caroço fixo e endurecido no seio, acompanhado ou não de dor, a pele da mama pode ficar avermelhada ou com aspecto de casca de laranja.
Além disso, podem aparecer pequenos caroços no pescoço e embaixo do braço, mas lembre-se que nem todo caroço é um câncer, portanto é muito importante uma consulta médica.
Ainda assim, a única forma de identificar o câncer de Mama na fase inicial é através da Mamografia, que é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
Quais as causas?
Não existe apenas uma causa para o Câncer de Mama, ou seja, diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver, tanto externos (presentes no meio ambiente) como internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).
Veja alguns exemplos:
- Se houver algum caso na família, a mulher tem maiores chances de desenvolver o Câncer de Mama;
- Mulheres acima de 50 anos são mais atingidas, então os exames para rastrear a doença devem ser realizados com mais frequência;
- Primeira menstruação antes dos 12 anos;
- Uso de anticoncepcional;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter amamentado;
- Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta;
- Excesso de peso, má alimentação, falta de atividade física, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Como prevenir?
Segundo o INCA entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, por exemplo, as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o comportamento podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.
Dessa forma, podemos prevenir:
- Mantendo uma alimentação saudável;
- Consumindo mais frutas verduras e menos gorduras;
- Evitar bebidas alcoólicas, combater o tabagismo;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividades físicas;
- E não se esqueça de sempre fazer o exame preventivo!
Autoexame
Acima de tudo, é preciso conhecer o seu corpo! O Autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, veja como é simples:
- Posicione-se em frente ao espelho e observe os mamilos, tamanho, aparência, se tem algum caroço ou relevo, esprema eles e veja se sai alguma secreção. Faça isso em diversas posições, como braços levantados, abaixados e mãos na cintura;
- Em pé, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça
- Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita;
- Do mesmo modo faça para a mama do lado direito.
Logo, devemos lembrar que autoexame não substitui a mamografia, portanto, se observar alguma alteração procure um médico e mesmo se não sentir nenhuma anormalidade é indicado realizar a mamografia anualmente!
Estamos todos juntos contra o Câncer de Mama. Então, já fez seu autoexame hoje?