Novembro Azul Orru Contabilidade - Orru Contabilidade e Gestão

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Novembro Azul é a campanha criada em 1999 na Austrália com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo mais comum e a causa da morte de um homem a cada 38 minutos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, está localizado abaixo da bexiga e sua principal função é produzir o esperma. O Câncer de Próstata é uma doença comum, mas pouco discutida entre os homens.

Na maioria das vezes o tumor cresce de forma lenta sem apresentar sinais, em outros casos, pode se espalhar rapidamente e afetar outros órgãos, causando a morte.

Causas:

Alguns fatores podem fazer com que o homem desenvolva o Câncer de Próstata como, por exemplo: a idade, histórico de doenças na família, alimentação e obesidade.

  • O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Homens que tem histórico de Câncer de Próstata na família antes dos 60 anos, pai, avô ou irmãos.
  • Homens com peso corporal mais elevado também fazem parte do grupo de risco.

Sintomas

Na fase inicial, não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Já na fase avançada, os sintomas são:

  • Dor óssea;
  • Dificuldade ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência durante o dia ou à noite;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Como prevenir?

Homens também precisam se cuidar, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, fazer exames regularmente, cuidar da saúde física e mental de forma geral.

Segundo o Ministério da Saúde, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Portanto, fatores que ajudam a prevenir o Câncer de Próstata está:

  • Ter uma alimentação saudável.
  • Praticar atividade física.
  • Não fumar.

 

E lembre-se que, acima de tudo, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Como na maioria dos casos ele não apresenta sintomas, é preciso ir ao urologista e conversar sobre o exame de toque retal, principalmente se você tem mais de 45 anos.

O exame permite que o médico verifique se existe alterações na glândula e presença de nódulos, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Também pode ser realizado o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Estamos todos juntos contra o Câncer de Próstata, agora é sua vez, já fez o exame de próstata este ano? Aproveite o Novembro Azul!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Guia do Imposto de Renda 2024

Guia do Imposto de Renda 2024: Tire suas dúvidas

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2024 inicia no dia 15 de março, e com isso, é natural que muitas dúvidas comecem a surgir entre os contribuintes. Sabendo disso, o time de especialistas da Orru Contabilidade decidiu preparar

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024? Com o início do período para entrega da declaração de IRPF, essa é uma das principais dúvidas que costumam surgir. Por sua vez, sabendo disso, a Orru Contabilidade decidiu preparar um conteúdo

Quais são os principais indicadores financeiros para empresas

Quais são os principais indicadores financeiros para empresas

Você conhece os principais indicadores financeiros para empresas e utiliza esse tipo de ferramenta para medir resultados, tomar decisões e acompanhar o desenvolvimento do seu negócio? Se a sua resposta foi “Não”, saiba que é muito importante que você comece

Importância da gestão financeira para o crescimento das empresas

Importância da gestão financeira para o crescimento das empresas

Você sabe qual é a importância da gestão financeira para o sucesso das empresas? Normalmente, quando pensamos no crescimento de uma empresa, é fácil imaginar grandes estratégias de marketing ou inovações revolucionárias. No entanto, fazer o básico bem feito também

Como Pagar Menos Impostos No E Commerce - Orru Contabilidade e Gestão

Como pagar menos impostos no e-commerce?

Como pagar menos impostos no e-commerce? Essa pergunta certamente vale ouro, pois pode deixar mais dinheiro no caixa da sua loja virtual, tornando o seu negócio mais competitivo e lucrativo. Proprietários de e-commerces de todas as partes do Brasil, gostariam

Back To Top