Novembro Azul é a campanha criada em 1999 na Austrália com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo mais comum e a causa da morte de um homem a cada 38 minutos.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, está localizado abaixo da bexiga e sua principal função é produzir o esperma. O Câncer de Próstata é uma doença comum, mas pouco discutida entre os homens.
Na maioria das vezes o tumor cresce de forma lenta sem apresentar sinais, em outros casos, pode se espalhar rapidamente e afetar outros órgãos, causando a morte.
Causas:
Alguns fatores podem fazer com que o homem desenvolva o Câncer de Próstata como, por exemplo: a idade, histórico de doenças na família, alimentação e obesidade.
- O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
- Homens que tem histórico de Câncer de Próstata na família antes dos 60 anos, pai, avô ou irmãos.
- Homens com peso corporal mais elevado também fazem parte do grupo de risco.
Sintomas
Na fase inicial, não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Já na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dificuldade ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência durante o dia ou à noite;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Como prevenir?
Homens também precisam se cuidar, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, fazer exames regularmente, cuidar da saúde física e mental de forma geral.
Segundo o Ministério da Saúde, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Portanto, fatores que ajudam a prevenir o Câncer de Próstata está:
- Ter uma alimentação saudável.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
E lembre-se que, acima de tudo, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Como na maioria dos casos ele não apresenta sintomas, é preciso ir ao urologista e conversar sobre o exame de toque retal, principalmente se você tem mais de 45 anos.
O exame permite que o médico verifique se existe alterações na glândula e presença de nódulos, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Também pode ser realizado o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Estamos todos juntos contra o Câncer de Próstata, agora é sua vez, já fez o exame de próstata este ano? Aproveite o Novembro Azul!