Agora é obrigatório! Saiba mais sobre o Documento Eletrônico para Gestão de Resíduos (MTR).

Agora E Obrigatorio Saiba Mais Sobre O Documento Eletronico Para Gestao De Residuos Mtr - Conexão Contábil
MTR: Documento eletrônico para gestão de resíduos passa a ser obrigatório Obrigatoriedade do MTR eletrônico passa a valer em 1º de janeiro de 2021, em todo o território nacional.

Compartilhe nas redes!

MTR: Documento eletrônico para gestão de resíduos passa a ser obrigatório

Obrigatoriedade do MTR eletrônico passa a valer em 1º de janeiro de 2021, em todo o território nacional.

Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que geram resíduos perigosos e não perigosos – como sobras de tecidos, papeis e resíduos equiparados aos domésticos, porém em grande quantidade – deverão emitir, a partir de 1º de janeiro de 2021, o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

O documento deverá ser emitido pelos grandes geradores na plataforma do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir), e nele devem constar todos os tipos de resíduos gerados nas operações da empresa, a quantidade, transporte e destinação final dos resíduos.

Estas empresas, consideradas grandes geradores, também devem ter Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Tal obrigatoriedade permite ao Ministério de Meio Ambiente – MMA identificar e rastrear os resíduos em transporte até a destinação final adequada, de acordo com a Portaria 280, de 29 de junho de 2020, do MMA.

Gerador de resíduos

Vale destacar que a classificação como grande gerador de resíduos sólidos varia nos municípios. Nas cidades de São Paulo e Guarulhos, por exemplo, é grande gerador a empresa (mercado, escritório, loja, restaurante, etc.) que produz mais de 200 litros por dia.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende que tal modernização traz benefícios como a redução de custos operacionais (economia papel e tonners de impressão), além da redução de espaços físico e virtual para arquivar, respectivamente, as vias impressas e eletrônicas de MTR, assim como o fácil acesso à documentação para fins de fiscalização.

Descumprimento

Apesar de não haver previsão de penalidade, o descumprimento da norma implica infração administrativa ambiental, e poderão ser aplicadas as regras previstas no Decreto Federal 6.514/2008, incluindo advertência, multa, suspensão parcial ou total das atividades, entre outros.

A ferramenta para cadastro da empresa e emissão de MTR está disponível no site mtr.sinir.gov.br, em caráter experimental, até o dia 31 de dezembro deste ano. Em caso de dúvidas, consulte a lista com 150 questões, disponível no mesmo site em “Perguntas frequentes” ou os Manuais de Ajuda.

Fonte: Fecomercio

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Minha Empresa Foi Excluída Do Mei - Orru Contabilidade e Gestão

Minha empresa foi excluída do MEI: o que fazer?

Receber um comunicado informando que a empresa foi excluída MEI pode gerar dúvidas e até um certo desespero. Afinal, o Microempreendedor Individual é um regime simplificado que oferece inúmeros benefícios, como carga tributária reduzida, isenção de tributos federais e facilidade

Tributação sobre distribuição de lucros tire suas dúvidas

Tributação sobre distribuição de lucros: tire suas dúvidas

A distribuição de lucros sempre foi um dos pilares do planejamento tributário das empresas brasileiras.  Durante décadas, ela permitiu que sócios retirassem valores do negócio com total isenção de Imposto de Renda, desde que houvesse contabilidade regular e lucro comprovado. 

Back To Top